Giulia Rossato de Barros
07/12/2022
Segundo o dicionário da língua portuguesa, sucesso é uma consequência positiva de alguma coisa que expressa o êxito de quem a fez. A palavra vem do latim e começou a se firmar no século XV. Desde lá, o sucesso é um parâmetro que toda pessoa ou atividade sonha em alcançar. O que diferencia um produtor de outro é o grau de sucesso alcançado dentro da atividade. E para isso não importa o tamanho da área, o tipo de solo ou a cultivar semeada. Ou seja, mesmo o pequeno produtor pode (e tem) sucesso em sua atividade. Portanto, para cultivar o sucesso é preciso conhecer profundamente seus indicadores e trabalhar para atingir sempre o melhor resultado, dentro da realidade de cada um.
Indicadores de sucesso são critérios que podem ser utilizados para mensurar o nível de sucesso da atividade. É sabido que a atividade rural tem inúmeras particularidades e riscos, e mesmo assim deve ser tratada como uma empresa, por isso os indicadores podem ser diferentes dos encontrados para mensurar empresas não agrícolas, por exemplo. Esses indicadores podem variar quanto ao tamanho da propriedade e as atividades que nela são exercidas, além de que, muitas vezes, atingir o sucesso para alguns pode ser de maneira diferente que outros.
Alguns indicadores que podem ser utilizados para mensurar o sucesso da atividade rural são:
-Custo e lucro por hectare: são valores que inferem o quanto foi gasto e o quanto foi ganho para produzir em um hectare, respectivamente. Neste caso, apesar de comumente ser utilizado o indicador ‘saca por hectare’ é preferível utilizar o valor monetário e não em sacas, justamente pela volatilidade do valor, como está sendo observado nesta safra. Empresas rurais bem-sucedidas sabem na ponta do lápis seus custos e seus lucros, através de uma gestão qualificada. Esse valor vai depender de diversos fatores, desde a escolha de insumos até o investimento em tecnologias adotados na propriedade.
– Liquidez ou Capacidade de pagamento: indica se a empresa tem capacidade de honrar com suas obrigações financeiras e, de quebra, permanecer com certa reserva, assegurando sua sobrevivência por um bom tempo. Quanto maior ela for, melhor será sua percepção perante outras empresas e instituições financeira, pois transmitem bom caráter e confiança.
– Produtividade: inquestionável que quando a lavoura não é afetada por eventos climáticos, a produtividade é um ótimo indicador de sucesso. Mas não deve ser analisada de forma isolada, ela indica sim um bom manejo na área, mas as vezes lavouras de alta produtividade podem ter um alto custo e não ser tão lucrativas, por exemplo.
– Gestão de qualidade: A evolução das tecnologias de produção agrícola foi de suma importância para o desenvolvimento do setor, gerando aumento de produtividade, surgimento de novos produtos etc., tornando o agricultor brasileiro uma referência mundial na agricultura. Esse salto de tecnologia, entretanto, não foi acompanhado pela profissionalização na gestão da propriedade. O sucesso está intrinsicamente ligado com uma boa gestão, e é fácil de observar que fazendas que possuem resultados melhores, com mais sucesso, tem uma gestão mais eficiente. Quanto menor for a área cultivada, mais eficaz a gestão deverá ser, justamente por ter uma margem menor.
– Saber suas dores/fraquezas: pode parecer contraditório, mas o sucesso também vem de conhecer onde estão e quão profundas são as feridas, os pontos que não vamos muito bem e podemos melhorar. Normalmente busca-se explorar os lados em que o negócio vai bem, pela O sucesso não é um lugar fixo, o aperfeiçoamento é constante, uma vez alcançado o sucesso, não quer dizer que será eterno.
– Motivação: é a mola propulsora que faz acordar todos os dias com prazer em exercer a atividade agrícola. Um produtor motivado e com alergia no que faz tende a atingir o sucesso de forma muito mais fácil e rápida que um produtor não motivado. Fazer o que se gosta e tendo bons retornos financeiros é o principal fator da motivação diária, dentro de uma atividade cheia de desafios e que está em constante transformação.
Produzir alimentos, fibras e energia é o que move o produtor brasileiro
Sempre que se pretende atingir algum objetivo, neste caso o sucesso, a medição de indicadores é a melhor forma. Só assim é possível traçar metas para que, ao longo de um certo período, ela seja atingida. Os indicativos de sucesso podem ser criados e editados por cada produtor, de acordo com cada realidade. É importante ressaltar que os indicativos a serem mensurados devem ser palpáveis e estar de acordo com aquilo que o produtor conseguir contabilizar. Pior que traçar objetivos e não cumprir por falta de ação é não cumprir por não serem palpáveis e exequíveis ao produtor.
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