1. OBJETIVO
A Responsabilidade Social, Ambiental e Climática é um assunto muito importante para a TentosCap. Para que você possa conhecer um pouco mais sobre as nossas diretrizes que norteiam as ações de natureza social, ambiental e climática em nossos negócios e na relação com as partes interessadas, disponibilizamos aqui um resumo da nossa Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (ou “PRSAC”).
2. PRINCÍPIOS
A PRSAC, bem como as ações a ela relacionadas, regem-se pelos seguintes princípios:
- Ética: atuação de maneira ética nos relacionamentos com as partes interessadas e nos negócios.
- Transparência: atuação de maneira transparente nos relacionamentos com as partes interessadas e nos negócios.
- Desenvolvimento sustentável: promoção da conservação da biodiversidade, do uso racional e da preservação dos recursos naturais, bem como da redução de emissão de material poluente.
- Relevância: o grau de exposição ao risco socioambiental das atividades e das operações
- Proporcionalidade: a compatibilidade da Política com a natureza da instituição e com a complexidade de suas atividades, serviços e produtos.
3. DIRETRIZES
Para manter um relacionamento saudável com todas as partes interessadas, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade, a TentosCap estabelece por Diretrizes:
3.1. Relacionamento com as Partes Interessadas
- Privilegiar o bom clima organizacional.
- Garantir condições de trabalho adequadas e o bem-estar dos colaboradores, por meio de padrões de saúde e de segurança ocupacional.
- Criar oportunidades de diálogo e interação com seus públicos estratégicos a fim de compreender as necessidades, para responder aos diferentes públicos de forma adequada, com produtos, serviços e reciprocidade nos relacionamentos.
- Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades.
- Promover a cultura do engajamento, criando oportunidade de contínua atualização das partes interessadas com os valores da organização.
- Construir vínculos de qualidade, que possam trazer contribuições à gestão e ao desenvolvimento de estratégias.
- Oferecer aos funcionários a capacitação, o conhecimento, os recursos e os incentivos necessários para que a cultura de engajamento esteja presente nos vínculos com os demais públicos de interesse da organização.
- Promover a construção de soluções coletivas e inovadoras, privilegiando formatos que favoreçam a transparência e a criação em conjunto, a partir de diferentes pontos de vista.
- Compreender os riscos e oportunidades das atividades, avaliando os impactos potenciais sobre os públicos de interesse, inclusive no planejamento de novas iniciativas e novos produtos e serviços.
- Identificar antecipadamente potenciais conflitos e gerenciá-los de forma adequada, mantendo inclusive um processo formal de recebimento de reclamações.
3.2. Relacionamento com Clientes e Fornecedores
- Na seleção de fornecedores e prestadores de serviços, a TentosCap evitará a realização de negócios com empresas em relação às quais existem registros de problemas socioambientais [Excluído na Versão V03/2023] sociais, ambientais e climáticos.
- Por acreditar no relacionamento com o cliente e na busca pela melhoria contínua de seu negócio, a TentosCap analisa cada situação, e pode, em caráter de exceção, relacionar-se com cliente identificado em um dos critérios de exclusão descritos nesta Política, mas que comprove a implementação de medidas corretivas, quando aplicável.
3.3. Relacionamento com a Sociedade
- Proteger e respeitar os direitos humanos e repudiará todas as formas de trabalho análogo ao escravo ou infantil.
- Fomentar a utilização de crédito de forma responsável, desenvolvendo produtos e serviços financeiros adequados.
- Entender as necessidades das pessoas e empresas que operam com a instituição, para oferecer conhecimento e soluções financeiras adequadas, contribuindo para que indivíduos e empresas tenham relação saudável com o dinheiro.
- Promover o desenvolvimento de relações pautadas na confiança, parcerias de longo prazo.
3.3. Medidas adotadas face aos Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos
- Incentivar o consumo consciente de recursos naturais e de materiais, nos processos internos.
- Apoiar mecanismos de mercado e políticas que promovam o respeito ao meio ambiente e a manutenção da biodiversidade.
- Apoiar projetos e programas que fomentem a qualidade de vida da população, o uso sustentável do meio ambiente, assim como ações de reintegração social através da saúde, educação, cultura e esporte.
- Promover a gestão adequada de resíduos oriundos de atividades da instituição financeira.
4. GOVERNANÇA
A governança da responsabilidade social, ambiental e climática na TentosCap conta com a participação das áreas a seguir indicadas, com os seguintes papéis e atribuições:
- Diretor de Gestão de Riscos: Sugere alterações e ajustes, para manter a Política consistente e atualizada, além de acompanhar e avaliar o seu cumprimento, fomentando estratégias, ações e medidas de sustentabilidade e fortalecendo a sua divulgação ao público externo.
- Comitê de Gestão de Riscos e Compliance: Controla e acompanha a exposição de riscos, avaliando os níveis preestabelecidos e as respectivas estratégias para o seu gerenciamento. Além disso, pauta deliberações em relação aos assuntos da responsabilidade Social, Ambiental e Climática, recomendações e aprvações de casos excepcionais.
- Setor de Compliance: Realiza o encaminhamento de relatórios e análises ao Comitê de Riscos e Compliance, mantendo o registro de casos e elaborando dossiês relativos às análises e deliberações. Além disso, é responsável por provocar a revisão periódica obrigatória desta política e avaliar o grau de aderência das ações implementadas.
- Setor de Crédito: Realiza a avaliação e identificação da parte a partir dos dados coletados, investigando o enquadramento da parte em eventual lista restritiva, ou que demande alguma medida complementar.
5. CULTURA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL E CLIMÁTICA
A instituição promoverá a disseminação dos princípios e diretrizes da Responsabilidade Social, Ambiental e Climática por meio de programas de conscientização e capacitação, com o objetivo de fortalecer a cultura de responsabilidade, realizando avaliação periódica dos colaboradores.
Ainda, a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática é revisada, no mínimo, trienalmente. Violações a ela estão sujeitas às sanções disciplinares previstas nas normas internas da Instituição e na legislação vigente.